Alguns motivos para não faltar à sua aula de Pilates

Gente, quem me conhece sabe que eu amo. Não só amo, como sou completamente viciada em Pilates. O dia em que eu faço Pilates eu fico muito mais feliz, relaxada e disposta. O dia em que eu não faço, sinto uma falta desesperada porque a sensação de prazer que os exercícios trazem é tão sublime, que praticamente não consigo ficar um dia sem sentir falta. O mais interessante no Pilates é que qualquer pessoa, de qualquer idade, forma física e até grávidas podem fazer. O grau de dificuldade varia de acordo com a condição física e objetivo, mas qualquer um consegue e evolui com esse programa de exercícios fabuloso, criado por Joseph Pilates em 1920.

 

Eu no meu cadillac

Eu no meu Cadillac no Arena Pilates

 

  O que torna o Pilates tão bom?

 

Através desse método, alcança-se uma consciência corporal que pode ser levada para a vida cotidiana, permitindo nos movimentarmos mais livremente, sem dor ou tensão. Após trabalhar com esse método por um determinado tempo, você percebe melhora na postura e no alinhamento. Além dos benefícios físicos como: Bumbum mais firme, abdômen mais reto, melhora na postura, braços e pernas mais alongados entre outros.

 

1. Ele te dá músculos sem aquela aparência bombada da musculação.

Daí a preferência dos bailarinos por ele. O foco da musculação é repetir o movimento para obter músculos mais fortes e grandes. O Pilates foca no corpo como um todo e não apenas em seções de músculos.


2. Aumenta a força e estabiliza os músculos
Muitos objetivos podem ser atingidos com o Pilates. Um dos pontos mais significativos do pilates é a habilidade de aumentar a força e estabilizar músculos que não são comumente trabalhados em exercícios convencionais. Como o Pilates usa movimentos graciosos e fluídos, é uma ótima maneira de obter a consciência sinestésica do corpo.

3. Um exercício mental-corporal que fortalece o corpo todo

Outro benefício do Pilates é que estimula a mente e aumenta a consciência corporal. Como a yoga, o tai chi e as artes marciais asiáticas, Pilates não é só um exercício para o corpo. Joseph H. Pilates estudou yoga, artes marciais e outras atividades mentais-corporais antigas e incluiu uma forte fundação filosófica na prática do Pilates.

 

Pilates não só ajuda a tonificar o seu corpo, mas a sua mente e espírito também. Os movimentos lentos, precisos e fluídos do Pilates foram desenvolvidos para torná-lo mais consciente de seu corpo.


A respiração também é enfatizada para fazê-lo perceber, como a respiração trafega pelo seu corpo. Pilates se mostra eficaz para reduzir o estresse, a ansiedade e ajuda a evitar a depressão. A conexão corpo e mente é fundamental ao estudo e à pratica do Pilates.

 

4. Pilates fortifica o centro do seu corpo como nenhum outro exercício
Outro benefício do Pilates é que aumenta a força no centro do seu corpo, no que se refere aos músculos ao redor da área abdominal e das costas. O controle da respiração também é estressado no Pilates. Mais um dos benefícios obtidos na prática regular do Pilates.


5. Evita lesões futuras
Pilates fortifica o corpo e previne de lesões futuras. Pilates ajuda a condicionar todo o corpo e não apenas certos músculos, equilibrando os músculos com a força corporal. Já que nenhum grupo muscular é treinado demais ou de menos, há menos risco de lesões. O corpo se torna mais fluído e flexível, protegendo-o de lesões.

 

6. Ajuda a torná-lo mais eficiente com o seu corpo
Por último, mas não menos importante dos benefícios do Pilates é que te ensina como ser mais eficiente com o seu corpo. Poucos exercícios ensinam a ser mais eficiente com o corpo através de movimentos.

 

Por que a eficiência é tão importante? Ser eficiente significa que seu corpo se move de um certo jeito, que é mais suave, seguro e menos sujeito à lesões. Praticando o Pilates de forma regular, você pode treinar o seu corpo a se movimentar de forma mais eficiente e segura.


Outros benefícios do Pilates:

  • Tonificar e fortificar os músculos sem inchá-los.
  • Reduzir o estresse, aliviar as tensões e aumentar a energia através do alongamento.
  • Restaurar o alinhamento postural.
  • Criar uma espinha mais forte e flexível.
  • Aumentar a força nas juntas.
  • Melhorar a circulação.
  • Aumentar a coordenação neuromuscular.
  • Aliviar dores nas costas e juntas.
  • Aumenta a mobilidade, agilidade e stamina.

 

Como o Pilates começou

 

what-is-pilates-100904

O estúdio de Joseph Pilates

 

Joseph era alemão e  foi para a Inglaterra em 1912, onde trabalhou como instrutor de autodefesa para os detetives da Scotland Yard.

 

Quando a Primeira Guerra estourou, Joe foi internado como um "estrangeiro inimigo" juntamente com outros alemães. Durante sua internação, Joe refinou suas ideias e treinou outros internos com seu sistema de exercícios. Ele usou as molas das camas do hospital, permitindo aos pacientes acamados, se exercitarem contra a resistência, uma inovação que o levou a desenvolver seus equipamentos.

 

Uma epidemia de gripe atingiu a Inglaterra em 1918, matando milhares de pessoas, mas nenhum dos discípulos de Joseph morreram. Isso provava a efetividade de seu sistema, de acordo com ele.

 

Após sua soltura, Joe voltou à Alemanha. Seu método ganhou adeptos na comunidade de dança, primeiramente através de Rudolf von Laban, que criou a forma de notação do movimento mais usada hoje. Hanya Holm adotou muitos dos exercícios de Joe em seu currículo de dança moderna e ainda fazem parte da "Técnica Holm".

 

11pilates02

Joseph Pilates preparando uma bailarina do New York Ballet

 

Quando oficiais alemães pediram a Joe para ensinar seu sistema de exercícios para o exército, ele decidiu partir de vez da Alemanha.

 

Em 1926, Joe imigrou para os Estados Unidos. em sua viagem conheceu Clara, com quem se casou mais tarde. Joe e Clara abriram uma academia em Nova York, dividindo o endereço com o New York City Ballet.

 

No início dos anos 60, Joe e Clara tinham entre seus clientes muitos bailarinos nova-iorquinos. George Balanchine estudou no "Joe's", como ele chamava, e também chamou Pilates para preparar suas bailarinas no the New York City Ballet.

 

"Pilates" também se tornou popular fora de Nova York. Como o New York Herald Tribune noticiou em 1964.

 

joseph_pilates_9

1 comentários:

Chrys Rochat disse...

Comentários são bem-vindos!

Postar um comentário

ENTRE EM CONTATO COMIGO

Meu Fashion Closet é membro...

Popular Posts

Seguidores

 
Copyright © Meu Fashion Closet